galeria post recente

Desmame - 2 anos e meio





Tem  mãe precisando de dicas ai ?


Olá moça, seja bem vinda a esse espaço que eu reservo com muito carinho para poder compartilhar meus momentos . O assunto hoje é sobre desmame . Se você decidiu em seu coração que a hora é agora, ou por algum motivo, você vai ter que passar por essa etapa nesse exato momento , você veio ao lugar certo. Talvez você esteja lendo esse texto com os olhos marejando, talvez esteja bem animada e otimista e talvez esteja desanimada achando que será mais uma tentativa frustrada. Primeiro eu gostaria de dizer que a amamentação é um ciclo muito importante e um contato único entre a mãe e o bebê, mas como tudo na vida, é uma etapa que cedo ou tarde tem que acabar , e eu tenho certeza que até aqui você deu o seu melhor na amamentação. Talvez no começo tenha se privado de certos alimentos para não dar cólica em seu bebê, ou então sentiu aquelas dores que muitas mulheres sentem no começo da amamentação e chorou muito, a ainda tem aquelas que tiveram que por a vergonha no "bolso " muitas vezes e dar de mama na rua.  Não importa as circunstâncias e nem quanto tempo você amamentou. Quero te parabenizar por ter chegado até aqui e ter acalentado, amado e alimentado seu bebê.

Bom agora vamos as minhas dicas .

Pense numa pessoas que tentou , tirar as tetas por turno, por dipirona genteee ( sim eu fiz isso), falar que estava dodói, fingir que não via ela me pedindo , distrações ...tudo isso eu tentei gente.  E nada. Houve momentos em que eu voltei a sentir dor , e segui amamentando, aconteceu também de eu perder muitas vezes a paciência por ter que acordar de madrugada para dar a muxiba para Isa ou ainda parar oo que estou fazendo para dar peito. Sem contar os estresses que as vezes ela não queria comer , mas o apetite para mamar estava sempre lá ,.....


Dicas :


1- Você vai saber seu momento. 

Não adianta vir tia, amiga , avó e dizer que seu filho tá velho para mamar , ou que seu peito vai cair bater no chão. Se você não estiver decida , isso nada mais vai te causar do que um incômodo e estresse.
Então não pense em desmamar só porque alguém falou , pense desmamar porque você sentiu no seu coração que é o momento.


2- Não espere o auge do seu estresse.

Isso mesmo gente, fazer as coisas estressado é a pior coisa do mundo. Quando estamos estressados não raciocinamos direito e muitas  vezes podemos ser um pouco injustos com nossos filhos, como por exemplo bater quando a criança pedir peito, gritar e até passar pimenta. Isso não é um julgamento viu mamães é apenas um alerta. Qualquer decisão que tomar na vida, sempre tome num momento de calma, não deixe a bomba estourar para resolver.


3- Se o seu filho for um pouco maior e entender um pouco mais , já facilita sua vida em 50%.

Isso ai mesmo que você leu. Tem mães que conseguem desmamar na conversa, ou com uma troca de presente. Eu acho isso um máximo... Não foi meu caso , mas abaixo você verá que com pouco entendimento que a Isa tinha deu certo.

4- Procure ajuda.
Peça ajuda ao pediatra, se motive naquela amiga que você pode contar todas as horas que isso faz  e pesquise bastante, porque isso faz toda a diferença. Quem me deu força, foi minha amiga best dos momentos mais fortes da vida materna a Lalah . A caçula dela tem um pouco de diferença de idade da Isa , quando ela fez eu vi a possibilidade de exito em conseguir também.

Como eu fiz ?

Bom como eu  já estava com os seios doendo muito novamente , fiquei descida a fazer isso . Não falei para ninguém de começo, porque não queria ser julgada ou desanimada.

Comecei a tirar na madrugada ( com a mamadeira do lado). Ela como de costume acordou, foi para minha cama por volta das 02:00 da manhã e pediu peito. Eu falei : filha tá dodói , gente essa simplesmente fechou os olhos e adormeceu.Eu boba, me enganei : ué desse jeito vai ser fácil kkkkk.
De manhã acordei mais cedo, segui a dica da amiga e coloquei esparadrapo no bico do peito, pois assim ela iria assimilar de forma mais fácil que eu realmente estava com o peito dodói. 

De manhã ela raramente me pedia, mas dessa vez ela resolveu pedir. Eu arriei a blusa, mostrei e falei viu filha, está dodói lembra que a mamãe falou de madrugada ? ela olhou, falou dodói? tampou e foi embora ...

Já quando cheguei do trabalho ... 

Quando eu retornava do trabalho, já era de praste . Chegava em casa, tomava meu banho , e na minha mãe ela vinha para meu colo e mamava sem pressa de terminar. Ai eu pensei em algo estratégico porque sabia que ela iria me pedir. Então cheguei em casa com um pacote de batatinha Ai quando ela pediu eu mostrei a batata e ogo ela esqueceu .

A noite chegou...
Pois é pessoal e a terceira noite chegou, e ai bem na hora de dormir eu falei que o peito estava dodói, ela pediu para ver tentou tirar os esparadrapo e ai sim ela começou a chorar. Eu vi que ali a ficha dela começou a cair. Fiquei tentada a dar o peito ? Sim. Mas sabia se eu desse naquele momento eu teria que reiniciar o desmame.

E o peito encheu ?


Sim, não só encheu como doeu  bastante Foi ai que eu usei a bomba  e congelei o leite.


E como está hoje?

Hoje ela ainda acaricia o peito, as vezes pede para ver e dá beijinho. Mas isso é questão de tempo e logo vai passar. 


Não desista do desmame se você tem certeza que é isso o que você quer.  É  uma fase difícil, mas assim como a amamentação isso vai passar ... 

Beijinhos eu espero que tenha gostado  e me conta como foi o desmame por ai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog Recanto da pretinha - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo