galeria post recente

Como fazer o bebe pegar mamadeira ?

Olá 
Se você veio parar aqui , acredito que esteja desesperada como eu fiquei, para que seu bebê pegue mamadeira. Meu desespero começou 2 meses antes que eu voltasse a trabalhar, e quando mais perto estava da minha volta , mais desesperada eu ficava. Pensando nisso resolvi fazer esse post, falando como fiz para minha bebê pegar mamadeira. Lembrando que faltava pouco para eu voltar.
Sendo assim, e eu já estava desesperada ....


Só para lembrar ...sei  que a OMS( Organização mundial de saúde ) não aconselha o uso de mamadeiras, devido ao desmame precoce . Mas nem sempre as coisas funcionam como a gente quer, muitas creches só aceitam bebe que pegam mamadeira. Então vamos as dicas .

 1- Mamadeira com leite de peito :

Bom, minhas primeiras tentativas eu fiz com leite de peito para que ela não estranhasse o gosto. Caso não consiga extrair o leite do peito nem mesmo com a ajuda da bomba, tem uma massagem que é tiro e queda:


Lembrando que o leite de peito tem a validade de 15 dias no congelador , 24 horas no refrigerador e 1 hora em temperatura ambiente (não é aconselhado) . Para aquecer , sempre aqueça em banho maria. 
Agora caso isso não de certo,vamos para segunda dica.

2- Troque o bico da mamadeira:

O problema pode ser resolvido com uma simples troca de bico. Aqui Isadora cegou a pegar Nuk, Chuquinha e por último, definitivamente ela pegou a da MAM. Pela minha experiência de grupos , os bebês pegam com mais facilidade as seguintes marcas : Chuquinha , Lillo de silicone , Mam , Avente pétala e Nuk.
Resultado de imagem para avent pétala mamadeira png

Dica : Troque apenas duas vezes de mamadeira, caso não pegue , siga as dicas a seguir.Eu mesma gastei dinheiro com uma infinidade de mamadeiras quando o erro foi no meu modo de agir com Isa.


3-  Não force !

Ofereça ao bebê sempre no período da manhã , caso ele vire o rosto espere mais 5 minutos e ofereça novamente.Caso ele não queira, oferece o peito apenas 10 minutos depois da última tentativa com a mamadeira e ofereça novamente no fim do dia com a mesma metodologia.
Imagem relacionada
Dica :Se você orçar a mamadeira , como meu marido fez com a Isa , vai ser mais difícil que o bebê aceite nas vezes seguintes. Sempre ofereça brincando com o bebê e com muito afeto , como se fosse realmente um momento de amamentação. Isso pode ajudar a facilitar o momento de adaptação do pequeno. Por isso é importante tentar oferecer a mamadeira com muito tempo de antecedência.

4- Peça outra pessoa para oferecer a mamadeira :

Muitas vezes o bebê não aceita a mamadeira no colo da mãe, pois ele associa o seio com a mamãe. Sem contar que estudos já confirmaram que os bebês sentem o cheiro da mãe e do leite e sabem até mesmo diferencia-lás de outras mães. 
Resultado de imagem para bebe mamadeira png

4- Troque a fórmula:

Eu achava que todas as  fórmulas, tinham o mesmo gosto. Mas me enganei hahaha . Depois de tentar com o leite de peito, tentei com Isa o Aptamil  e acreditem , a coitada chegou a vomitar rs , depois de pesquisar, resolvi testar o Milupa , pois muitas mamães haviam relatado que seus bebês demostraram preferência por esse leite. O Milupa comigo não deu certo , foi então que resolvi dar Nestogeno e a Isa amou . 
Resultado de imagem para formula infantil
Depois que ela pegou a mamadeira ela aceitou Aptamil.

5- Pegou uma vez ? Ofereça mais vezes nesse mesmo dia.

Depois toda essa luta para Isadora pegar mamadeira, confesso que meu maior erro foi não ter oferecido mamadeira mais vezes no mesmo dia., desde a primeira vez em que ela pegou sem chorar.
Eu li no livro encantadora de bebês , que depois que o bebê pegar a mamadeira pela primeira vez , o correto é mante-ló assim por 48 horas , que é o tempo que ele vai levar para entender, que agora ele pega mamadeira e o peito. Inclusive, ela diz no livro que o ideal é deixar as primeiras 48 horas em mamadeira somente.


6- Ofereça inicialmente em outras opções :

Inicialmente vocês podem oferecer outras opções , pode parecer loucura, mas é provável que o bebê aceite melhor até que a mamadeira. Um belo dia tentei dar no copo com colher e a Isa tomou tudo e até mesmo segurou minha mão de tanto que ela gostou.


Você pode começar a dar no copo, até  o bebê começar a gostar do gostinho da formula e posteriormente tentar na mamadeira. Caso não seja necessário e obrigatório dar a mamadeira onde você vai deixar seu bebê , eu aconselho a deixar seu bebê em umas dessas alternativas mesmo.

Agora sim , caso nada disso tenha dado certo ...
Veja bem, sempre , sempre , sempre ao infinito peça ajuda ao seu pediatra. 
Talvez nenhuma das dicas acima funcione, e você precise voltar logo a trabalhar e não tem mais o que fazer ...ai sim continue lendo. Reforçando , sempre fale com seu pediatra.


Nada disso deu certo e agora ?

Resultado de imagem para espanto  gif

Segundo o que pesquisei .


Vitamina de fórmula com frutinhas ...


Segundo vi no YouTube , uma mãe, tentou todas as dicas acima e não conseguiu fazer com que o bebê pegasse mamadeira. Sendo assim o que ela fez? trocou de pediatra e a própria pediatra indicou colocar frutinha no leite batida, para que assim a aceitação do bebê fosse maior. E com ela super deu certo.

Fórmula com Mucilon ...

Sim gente, foi isso mesmo que você leu...lembrando que aqui é uma situação de desespero e aceitação do bebê.
Não é indicado nem de longe nenhuma dessas farinhas nem para bebês e nem para adultos ( Farinha láctea , Mucilon e afins). Caso recorra a essa situação, faça somente até o bebê pegar a mamadeira e vá diminuindo a farinha até o bebê pegar mamadeira exclusivamente com fórmula.
Não aconselho para nenhum bebê, em especial os menores de 3 meses.

Medidas drásticas...

Minha pediatra disse algo que nunca mais vou esquecer ...-Ou você deixa ela com fome, que por instinto de sobrevivência ela vai comer ( E isso também está descrito no livro encantadora de bebês), dá pena, mas cedo ou tarde isso vai acontecer caso você volte a trabalhar. Não vai ter o delicioso peitinho e ai ela ficara com fome e não terá outra alternativa a não ser a mamadeira.
Em seguida ela disse : Se não tem forças para fazer isso , continue dando peito e quem for olhar Isa vai se virar .. 

Como foi comigo ...
Depois que a pediatra disse isso , eu inclusive amo essa pediatra eu continuei dando peito , mas minha consciência pesou muito em deixar Isa assim : Sem mim e sem peito. Eu tentei todas as técnicas acima e esse foi meu erro. Na primeira vez que ela pegou a mamadeira , era para eu ter oferecido outras vezes no mesmo dia, sendo assim eu fiz errado . Deixei para oferecer dias depois e adivinhem só ? Ela tinha "esquecido"  e eu tive que reiniciar o processo.
Como faltava pouco tempo depois de ter tentando tudo isso , um belo dia acordei , conversei com Isa, que infelizmente eu estava disposta a deixa-lá com fome, caso ela não pegasse a mamadeira , para que ela não ficasse com fome na mão de outra pessoa e não recebesse o acolhimento e aconchego que eu poderia dar. E adivinhem só ? Ela pegou na mesma hora a mamadeira, como se já fosse hábito dela. Fiquei muita grata naquele dia e até chorei. Hoje ela mama na mamadeira MAM, com Aptamil ou em segunda opção o Nestogeno. Vale lembrar que ela logo que pegou a mamadeira , diminuiu bastante as mamadas no peitinho (exceto na madrugada  e isso é tema para outro post).

Espero do fundo do coração que eu possa ter ajudado vocês , e minha dica é : Se vai precisar dar mamadeira, comece o quanto antes o treinamento do bebê. Foque em apenas um método e insista com muito amor e muita paciência. Caso seja urgente releia o post novamente e peça ajuda ao pediatra.
Vai dar certo , confie em você e tente não se desesperar como eu .

Observação: A partir do momento em que você incluir algum alimento sem ser leite materno é necessário oferecer água para o bebê.



Se gostou e te ajudou , deixe seu comentário para que eu possa escrever mais sobre o assunto maternidade.
Compartilha com aquela amiga que vai voltar ao trabalho e com aquela prima que não consegue fazer o bebÊ pegar mamadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog Recanto da pretinha - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo