galeria post recente

Meu cabelo tipo 4


Cabelo 4b e seus cuidados





Olá !
Como estão todos ?
Muita gente me pergunta qual é o meu tipo de cabelo .
Resumidamente para quem não sabe , cada cabelo entra numa classificação :



Esse desenho mostra bem suas diferenças , por conta dessas diferenças , cada fio deve ser tratado de uma uma . Hoje vou falar apenas sobre o meu tipo , o 4 b :

Como cuidar do cabelo 4 b ?


O cabelo 4 b , sai da tabela dos cacheados e entra na tabelinha dos cabelos africanos , o que isso significa que eles são mais crespos e também não possuem raiz lisa  .


Um pouco da minha história :

Quando descobri que tinha o cabelo tipo 4 , eu queria fazer qualquer coisa menos aceitar a textura que ele tem . Pensei em fazer permanente , colocar implante ou qualquer outra coisa do tipo que me ajudasse a esconder como ele é . Hoje aceito super bem , e comecei trabalhando de dentro para fora e valorizando cada molinha que ganhei de presente do criador .

Se você ainda está na dúvida e quer saber qual seu tipo de cabelo , é só assistir esse vídeo :






Cuidados diários :


Todos os dias ( tirando aqueles que eu não lavo ) , eu me deparo com duas opções , ou penteá -lós , ou deixa-los soltos . Em nenhuma dessas opções eu molho o cabelo , e sempre procuro passar óleo na mãe ( no momento estou usando o da Ganier super 8) para que ele não arrepie . Independente da escolha : solto ou preso , procuro usar um creme bem fino para me ajudar a arruma-lo . Um que gosto bastante é o da Kolene .

Opção solto e com penteado :




♥ Na hora de dormir ...

  • Procuro sempre verificar se os fios estão secos por completo , caso não estejam , procuro usar o secador para evitar que a umidade prejudique a saúde do couro cabeludo 


  • Na hora de me deitar ( quando lembro ) , procuro fazer o método Pucca . Isso ajuda muito a não embaraçar os fios , e ele ainda diminui alguns milímetros de fator encolhimento rs :




  • Sempre que posso , compro tônico capilar e uso antes de dormir . Isso evita quedas na hora de desembaraçar e também por conta dos agentes agressores do dia a dia 



Cuidados semanais :

Por ser mais ressecado , tomo bastante cuidado , para que todo semana eu hidrate no mínimo 2 vezes.
Dessas duas vezes semanais , separo uma para fazer banho de brilho e na próxima hidratação se for necessário faço uma reconstrução , mas como geralmente mantenho os cabelo hidratados , eu procuro sempre hidrata-lós normalmente . Eu deixo a reconstrução para fazer de mês em mês , mas no momento sinto que a cada 2 meses será o suficiente .

♥ Para pentear :

  • Depois das hidratações , eu procuro sempre passar um pouco de óleo na mão e depois em seguida desembaraço os fios com pente ou escova , sempre começando das pontas para a raiz ( isso evita quebra ) . 


  • Para finalizar uso um creme de pentear da minha preferência . Em dias frios sempre opto por um creme mais grosso , pois assim segura mais o frizz e a aparência de ressecado . Já nos dias comuns , sempre escolho um creme mais fininho , isso ajuda a manter os fios alinhados sem preder o volume .
Dicas :

Banho de óleo



Reconstrução

Hidratação de salão , em casa




Cuidados Mensais :

Todo mês procuro usar Shampoo ante - resíduos . Eu gosto muito de lavar a cabeça com ele , para que meus fios e meu couro cabelo não fica " saturado" dos resíduos dos produtos que uso ,principalmente pelo fato de que uso muito óleo , e isso poderia me causar coceira ou algo do tipo :





Quase todo mês procuro fazer uma reconstrução para melhorar a fibra do fio . Com os degastes do dia a dia o cabelo precisa se uma hidratação mais potente .


Dicas diversas  :

  • Sempre dou preferência por produtos a base de óleos , assim meus fios ficam com a aparência menos ressecada .

  • Tento evitar esfregar a toalha para que os fios não quebrem . Mesmo não parecendo o cabelo tipo 4 é mais frágil que os demais .

  • Sempre desembaraço das pontas para raiz , e sempre com mechas finas .

  • Caso eu resolva usar pente , sempre uso pentes de dentes largos .

  • Secador ? Somente com protetor e evito ao máximo .

  • Sempre evito lavar com água quente 

  • Creme para finalizar , só os " sem enxágue "


Até a próxima e se tiver alguma dica , não esqueça de deixar nos comentários :)












2 comentários:

  1. Nossa!
    Eu não sabia que existia classificação.
    O meu cabelo é frizado e não sei onde se encaixaria ai.

    Adorei o post e suas dicas! Parabéns!

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani , obrigada pelo comentário .
      Em relação ao seu cabelo , eu diria para você dar uma olhadinha no vídeo , por dependendo do tamanho do frisado ele muda a classificação . O desenho do post também pode ajudar bastante :)
      Obrigada pelo carinho . Beijos ♥

      Excluir

© Blog Recanto da pretinha - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo