galeria post recente

Troque sua casa por um lar .



Sabem a diferença de uma casa e de um lar?
Um lar é visto como um refúgio , um lugar onde você sempre quer estar , o seu porto seguro . 
O lar é lugar onde você se sente acolhido , onde independente do problema você sabe que ali encontrara calmaria . Já a casa é apenas uma moradia , um lugar que muitas vezes só vamos para dormir por falta de opção .

Muitas vezes eu confesso que tenho que colocar meu gênio explosivo dentro de uma sacola e jogar fora, para que assim eu consiga deixar que o lar não se torne casa . Já algum tempo vi a seguinte imagem numa rede social:

Isso me fez pensar bastante a respeito do que eu poderia fazer e como colaborar para que meu lar se tornasse um verdade refúgio .

Lógico que independente do esforço sempre e em toda família haverá discussões e desacordos . Mas o que nunca pode haver independente da situação é a desunião .

Hoje vou dar umas dicas básicas que irei atualizando ao longo da estrada para que sua casa seja um ambiente agradável . Quando digo um ambiente agradável ou confortável , não falo de luxo  ou decoração . Mas falo sobre um abrigo para tudo de ruim e problemático que possa existir da porta para fora .

Está estressada ou tem alguém em casa com esse sentimento ? 

Conte até 10 e se acalme , não deixe que  o estresse de outros membros venham a te influenciar ao longo do dia . afinal quando acontece algum aborrecimento em casa , temos a tendência de querer passar a maior parte do tempo fora dela .


Deixe o sol entrar !!

Pode parecer bobagem , mas deixar as janelas abertas , além de deixar a casa mais arejada , ajuda para que a alegria entre . Como assim ? O sol ajuda a liberar endorfina , o hormônio do " bem estar ".
E sem dúvidas janelas abertas com uma raiozinho solar entrando , não faz mal a ninguém.

Mantenha tudo no capricho
Não digo capricho luxuoso , mas um local limpo e organizado ajuda e anima qualquer pessoa . Não precisa ser ' a louca da limpeza " , mas mantenha um ambiente agradável e tudo no capricho independente do seu tipo de mora:


Pratique o respeito . 

Nada disso adianta se todos não se respeitarem , quando digo respeitar e na forma de não ofender , machucar ou humilhar , lembrando que palavras ferem , tanto quanto agressões físicas .

Reconheça o esforço e as qualidades de cada um . 

Pode ser que na correria do dia dia , possamos deixar passar, sem que seja percebido  o esforço que os membros desse lar fazem para que tudo funcione em perfeita harmonia . Então elogie e aprecie  o esforço de cada um , por menor que seja .

Reserve nem que seja uma única vez ao dia tempo para conversar .

 Não transforme seu lar num hotel , onde as pessoas se esbarram e apenas fazem cumprimentos simples como; bom dia , boa tarde e boa noite. Faça de qualquer momento , uma grande oportunidade para conversar e ser tonar mais próximo um do outro afinal , nunca sabemos até quanto estaremos ou teremos aquelas pessoas tão importantes por perto.


Cuidado com o que entra na sua casa .

Seja pelo rádio , internet , TV ou até mesmo amizades . Sempre fique alerta com o que você deixa entrar no seu castelo , inspecione se questione e seja espero e ardiloso. Uma simples amizade errada ou até mesmo seus hábitos podem naufragar sua família . Antes de levar qualquer coisa  e pessoa ou assistir algo , se pergunte se vai te acrescentar algo , e  se sera mais construtivo de que destrutivo .
Muitas famílias são destruídas por falta de conversa ou excesso de diversão e entretenimento corrosivo. Dê uma pausa na rede social , deixe um pouco o aplicativo e o jogo de lado . Certas coisas você pode fazer até mesmo no transporte público , já outras você só tem a chance de praticar em casa.

Faça surpresas !

Um presente inesperado , seja uma carta ou uma sobremesas já  são capazes de arrancarem sorrisos e boas lembranças .


Comece já !

Pode ser que onde more realmente seja complicado colocar tudo em prática por conta dos demais . Mas insista e comece por você , não espere que outras pessoas  tomem a iniciativa para que a mudança comece .

Dica de ouro .

Coloque Deus e sua família em primeiro lugar sempre .Orem juntos , conversem tenha objetivos em comum mesmo que pareçam simples (uma viagem , perder peso ou estudar .) Isso sem dúvidas faz uma baita diferença , e assim sua casa se torna motivadora em todos os aspectos .

Espero que curtam e se tem alguma dica , deixe nos comentários . Afinal tudo o que é valioso sempre podemos acrescentar .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog Recanto da pretinha - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo