galeria post recente

2 anos de big chop !

Olá !!
Há um ano eu estava aqui ralentando minha emoção , por ter realizado o meu big chop .#bigcho
Hoje faz dois anos que tudo aconteceu , que toda a minha história com a química e com o  Beleza Natural , foi separada através de tesouradas que não só cortavam meu cabelo , mas que também rasgavam um pouco do meu coração.


Confesso que a sensação do corte foi única , eu de fato me lembro com muita nitidez e não teria palavras certas e exatas para descrever o que eu senti . Foi uma mistura de prazer , emoção , realização e expectativa. Tudo acoplado de uma só caixinha  .
Não chorei no momento do corte , mas confesso que muitas vezes meus olhos lacrimejaram por conta de uma palavra mal dita ou uma crítica totalmente desconstitutiva  . Dentro de casa , o apoio era escasso , tão escasso quanto as lembranças que tinha do meu cabelo original . Mas não posso reclamar , essa escassez foi água para meu deserto  . Através dela que novas amizades começaram a brotar através dos vários grupos motivacionais que abordam o tema do cabelo crespo . A partir daí sim , eu comecei a enter mais sobre minhas raízes e vi que cabelo não era só questão de estética.
Foi ai que essas amizades , dicas e conselhos começaram a dar frutos na minha cabeça e personalidade .


Praticamente tudo o que hoje sei sobre  cabelo , aprendi em grupos e blogs . Todo aquele muro que me separa da realidade que existe por trás do preconceitos e termos pejorativos que foram sendo construídos ao longo da minha história , foram derrubados assim que eu aprendi a amar o que tinha e valorizar cada fiozinho de cabelo crespo que Deus me deu .
Com o passar dos dias fui aprendendo a me amar ,  me cuidar e principalmente a me defender das pessoas que chegavam para me desanimar . Garanto que tudo isso não aconteceu da noite para o dia , mas posso falar com convicção que a cada dia o que era noite ia se tornando mais claro .
Não estou escrevendo , para dizer que sou corajosa ou dar uma de coitadinha . Mas sou motivada pelo o que vejo e ainda ouço de pessoas que acham que o cabelo crespo é sinônimo de cabelo duro ou feio , sem nem ao menos parar um instante e pensar que toda essa forma de discriminar , diminuir e menosprezar o cabelo que é característica do negro , é mais uma forma de tentar usurpar o pouco espaço que estamos conquistamos com tanta luta e sofrimento. Por isso quando digo que sinto ORGULHO , não é um clichê é  uma forma de abrir a boca e dizer que hoje não sinto vergonha de dizer que meu cabelo é crespo e não duro , que sou negra e não moreninha ou mulatinha.
Enfim o texto ficou enorme , mas não tinha como deixar de cortar uma oração de tudo o que escrevi .
Estou super feliz por ter conquistado dois anos sem nenhuma química que modificasse o meu cabelo e principalmente sem me deixar vencer ou abalar pelas críticas . Se está nessa luta não desista !
independente do motivo pelo qual entrou na transição , todo mundo tem um começo e o importante é chegar no seu objetivo , naquilo que você deseja de coração e não por conta da opinião alheia .

Deixo aqui dois vídeos , um que marcou muuuito esse momento meu de descoberta , de sair do casulo :


E o outro é um vídeo que comento rapidinho algumas coisas que aprendi nesses dois anos :



Até a próxima !

2 comentários:

  1. Adorei o seu blog!!Hoje completa 3 meses, que fiz meu 1° BC, e estou adorando acompanhar o desenvolvimento do meu cabelo!! Muito feliz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso acompanhar e ver a evolução .
      Parabéns pela decisão e obrigada por comentar ♥

      Excluir

© Blog Recanto da pretinha - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo