galeria post recente

Qual hidratação ou tratamento deve ser feito ?

Qual a diferença das máscaras e dos tratamentos capilares ?

Já se perguntou qual a diferença entre hidratação, nutrição, umectação , queratinização e restauração ? E porquê de tantas hidratações em comparação com as nutrições e restaurações no cronograma capilar ?


* Se ainda não sabe que é cronograma , é só dar uma olhadinha no fim do post .

E vamos começar pela a queridinha , a queratina .  Para quem não sabe rapidamente falando , a queratina serve para dar elasticidade ao fio o que o tornara mais resistente , com melhor hidratação e brilho. Ainda não entendeu ? Então , é como se o nosso cabelo cabelo danificado , fosse como uma parede cheia de buraquinhos e falhas , a queratina seria como a massa que deixaria a parede lisa e sem defeitos . 
 Com a queratina podemos realizar procedimentos como Cauterização ou Choque de queratina  , queratinização e ela também é encontrada nas máscaras de reconstrução como veremos adiante. 

Choque de queratina ou cauterização :
Geralmente é indicado para cabelos que estão super danificados , devido a químicas agressivas , como por exemplo descoloração dos fios , ela vai eliminar o efeito elástico dos fios , e evitar um possível corte químico ** . Geralmente o choque de queratina é finalizado com escova , o que ajuda com que a queratina fixe no fio . O nome cauterização lembra procedimento medico né ? Pois então isso vai facilitar na hora de lembrar as diferenças , cauterizar é só quando o cabelo estiver doente mesmo.

Queratinização :
O procedimento é bem parecido com o choque de queratina porém , não é necessário a finalização com calor (chapinha  ou secador ) , geralmente a queratinização é acrescentada de máscaras de hidratações, o que melhora muito o resultado , principalmente para quem tem o cabelo cacheado ou afro como o meu , e não quer  fazer o uso da chapinha . 


Link referente a imagem :

Dicas :
Choque de queratina ou cauterização , e selagem térmica em muitos salões tem diferença , pois em alguns locais , a selagem térmica é feita com alisante químico . Então caso vá fazer fora de casa , pergunte sempre .

Queratina em excesso , pode levar a quebra dos cabelos , devido a rigidez dos fios .

No mercado existe vários tipos de queratina : Hidrogenada , hidrolisada , liquida e  vegetal . Mas ai é assunto de um outro post rsrsr

Umectação :

É o velho e famoso banho de óleo , ou banho de brilho , vou confessar que é o que eu mais faço no inverno . É na umectação que você vai utilizar óleos naturais , e vai recuperar a oleosidade dos fios , por isso disse anteriormente que faço muito esse tratamento no inverno , para recuperar a umidade dos fios e tirar aquele aspecto poroso . Os óleos muito utilizados são o de coco, abacate e até azeite de oliva . Você pode fazer desde a umectação noturna até a umectação a seco . Muito útil para cabelos ásperos , e com scab hair**.

Dica:
Evite fazer umectação em dias quentes e ensolarados .

Nutrição :

São nesses  tratamentos que os fios ficam mais maleáveis e gostosos ao toque . É super útil para repor os lipídios perdidos nos desgastes diários tipo : sol , piscina , secador , poeira e por ai vai .Por isso na nutrição os fios ficam tão maleáveis , pois os cremes nutritivos geralmente são a base de aminoácidos , manteigas entre outros  óleos, pois assim é garantido .... fios mais lubrificados . Serve para cabelos com aspectos ressecados e sem maciez .

Dicas :
O Excesso de nutrição deixa os cabelos com aspecto pesado , devidos aos ingredientes contidos na máscara , se seu cabelo é afro como o meu , eu indico o uso uma vez na semana . Quem tem cabelo oleoso deve ter cuidado aos usar essas máscaras.


Reconstrução :

E um tramamento "interno do fio ", a fibra capilar . Esses cremes de reconstrução serve para deixar seu cabelo mais firme . As máscaras de reconstrução geralmente são bem viscosas , e grossas , os componentes  dessas máscaras geralmente são queratina , argina , colágenos e aminoácidos. Assim como a nutrição e o uso da queratina , essas , máscaras também devem ser usadas com cuidado. 

Dica:

Muitas vezes o cabelo está sobrecarregado pela reconstrução ou nutrição , e pode ser confundido com a falta de cuidados devido ao aspecto dos fios , pesados e quebrados .

Por último ....


Hidratação :

Vai ajudar a repor levemente a hidratação dos fios ( Falei levemente , porque existe casos em que os fios estão extremamente danificados , outros procedimentos são mais indicados ). Melhora a maleabilidade dos fios , por isso no cronograma a hidratação aparece tantas vezes . Nos rótulos encontramos vitaminas , ureia , pantenol entre outros componentes . 
O post ficou grandinho , mas é sério foi o menos que consegui  deixar rsrsrs . Espero que tenham gostado . E se ainda não participa do blog , aproveita agora se inscreva e fique por dentro das novidades . 



*O que é cronograma capilar :

** O que é corte químico e Sacb Hair  :

2 comentários:

  1. Super adorando o blog, dicas super úteis...estava no processo de trança x medo de deixar o cabelo natural, agora criei coragem, estou me sentindo livre rs, e só falta mais um pouco de coragem para fazer o "temido" bc para retirar o restante de pontas com química...e por isso pesquisando e pesquisando, precisava de dicas de como cuidar do meu belo e entender essa linguagem de cacheadas rs....muito obrigada, muito útil seu blog e com informações às claras. Bjos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , Fico super ultra feliz em poder ajudar , procura sempre fazer um novo tema através das minhas próprias dúvidas , pelo o que o vi na sua foto você já fez bc agora é só esperar , cuidar e curtir os cachinhos. O que precisar é só falar que estarei aqui super disposta a ajuda-lá :)

      Excluir

© Blog Recanto da pretinha - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo